• ZU Pet Shop

Dicas para receber bem o cão em casa

É no Natal que muitos lares recebem o tão ansiado animal de companhia. Um amigo e companheiro para a vida, com quem partilhará os seus melhores momentos! Mas para que a relação seja duradoura e agradável, é necessário começar a ensinar desde a sua chegada.




1. Compromisso para sempre

Ao tomar esta fantástica decisão, lembre-se sempre que é uma grande responsabilidade! E a alegria e o prazer que lhe proporcionará devem ser recompensados com a mesma lealdade que ele sempre lhe dedicará.


2. Regras básicas

• Mostrar claramente os locais onde se deve alimentar, dormir e fazer as suas necessidades e, com muita paciência, repetir estas regras várias vezes.

• Ter horários e tempos definidos para alimentar o seu animal de companhia, bem como para o passear no caso de se tratar de um cão.

• Não usar nunca violência no ensino, mas sim reforço positivo - recompensa.


3. Na Hora de Comer

· O alimento deve ser adequado à raça e idade.

· A refeição deve ser dada sempre a horas fixas e com tempo limitado para comer, isto no caso dos cães.

· Evitar brincadeiras na hora da refeição.


4. A Hora de Passear

Este é um dos momentos mais importantes no dia-a-dia de um cão. O passeio é crucial para a sua boa forma física e ajuda a treinar o seu comportamento social com outros cães e pessoas. É ainda uma grande oportunidade para estabelecer laços de companheirismo e respeito pelas regras entre tutor e animal. Não se esqueça também de demonstrar o seu civismo, apanhando os dejetos do seu cão e mantendo-o sempre com trela, para sua segurança e dos outros.


5. Agressividade

Este é um dos aspetos mais importantes na educação de um cão. Não permita nunca qualquer sinal de agressividade no seu cão, mesmo em cachorro. Se notar algum sinal de instabilidade ou ansiedade no seu comportamento deve, de imediato, procurar a ajuda de um profissional. Peça recomendações ao médico veterinário. Quanto mais cedo for tratado este tipo de problema, mais fácil e seguro será resolvê-lo.


6. E com outros animais

Se já existem animais em casa, nunca acolha outro sem se informar com o seu médico veterinário sobre os cuidados e regras a ter.


Cuidamos do seu

melhor amigo.

FALE CONNOSCO