• ZU Pet Shop

Dicas para dar banho ao cão

Antes do banho:

1. Assegure-se que tem tempo suficiente para dar banho ao seu cão, uma vez que ele ficará ansioso se o fizer cheio de pressa. O tempo que demora depende do tamanho do seu cão ou do seu tipo de pelo.

2. Leve o seu cão a passear antes do banho para o cansar e tornar menos impaciente.

3. Garanta que a sua casa está aquecida e que há um espaço onde o seu cão possa secar sem sentir frio.

4. Coloque tudo o que vai precisar num sítio para que esteja tudo à mão, enquanto dá banho ao seu cão, para que ele não tenha hipótese de fugir:

· Uma bacia, chuveiro ou banheira (com piso anti-derrapante) dependendo do tamanho do seu cão.

· Um champô específico para cães (e um amaciador, se necessário) formulado para o tipo de pêlo do seu cão. Escolha um champô suave sem substâncias químicas ou perfume. Nunca utilize produtos de uso humano porque a pele e pelo do seu cão são muito diferentes das nossas e têm um pH distinto.

· Várias toalhas para enxugar o seu cão e proteger o chão.


Durante o banho:

· Escove o seu cão para remover pelos emaranhados, nós ou corpos estranhos.

·. Esteja no interior ou no exterior, use água morna e encha a banheira até ao nível dos joelhos do seu cão. Não a encha em demasia para o seu cão não se assustar.

· Durante o banho, use um chuveiro para molhar o pelo e aplique uma pequena quantidade de champô. Leia sempre o rótulo porque há champôs que precisam de ser diluídos, enquanto que champôs com objetivos terapêuticos podem precisar de atuar durante alguns minutos. Faça espuma em todo o corpo, incluindo a cauda, o peito, a barriga e o pescoço, tendo especial cuidado em evitar os olhos e as orelhas.

· Se o seu cão mostrar sinais de nervosismo, especialmente se for o seu primeiro banho, dê-lhe muitos elogios e confiança ao longo do banho.

· Quando ele estiver pronto para ser enxaguado, use uma mão para usar o chuveiro (use sempre água morna e limpa) e a outra para usar um pano para proteger os seus olhos e orelhas. Se o seu cão tem muitas pregas no focinho ou orelhas longas e penduradas, utilize toalhitas para limpar bem cada prega. Pode também utilizar um pano suave sem excesso de água e sem champô. Pode precisar de fazer isto regularmente, até diariamente, usando um pano limpo e suave.

· Repita este processo se utilizar amaciador. É muito importante enxaguar bem o champô e/ou amaciador, uma vez que qualquer resíduo pode provocar comichão ou deixar a pele e o pelo secos

· Limpe o interior das orelhas, usando um produto específico para limpeza de orelhas (disponível nas clínicas veterinárias ou lojas de animais), mas nunca coloque nada dentro do canal auditivo, tais como algodão ou cotonetes.

· Quando ele estiver totalmente enxaguado, tente enxugá-lo com uma toalha seca, antes de lhe dar oportunidade de se sacudir para remover o excesso de água.


Após o banho:

· Quando os cães ficam molhados, a sua resposta natural é rebolarem e esfregarem as suas cabeças, pescoço e corpo no chão que esteja disponível, incluindo relva. Para evitar que fique rapidamente sujo, deixe algumas toalhas no chão da casa de banho para o encorajar a rebolar-se em cima delas.

· Tal como gostam de se rebolar pelo chão, também gostam de se sacudir para remover quaisquer restos do seu banho.

· Mal tenha terminado este seu comportamento natural, esfregue-o bem desde a cabeça até às patas com uma toalha. Se o pelo dele for muito longo ou espesso, podem demorar muito tempo a seca, pelo que pode ser boa opção usar um secador. Os secadores de cabelo podem ser assustadores para um cão, pelo que deve transmitir-lhe confiança e compensar o seu bom comportamento. Garanta que o secador não se aproxima demasiado da pele e não o dirija diretamente aos olhos. Mantenha o ar do secador morno, mas não demasiado quente.

· Se o seu cão precisa de usar o secador do cabelo, mas não está habituado, comece a introduzi-lo desde bem cedo, inicialmente apenas fazendo barulho no quarto, antes de aproximar o secador do cão, acompanhado de muitos encorajamentos suaves.

· Cães pequenos e magros podem ficar com frio muito facilmente, pelo que deve mantê-lo num quarto aquecido até ficar totalmente seco.

Cuidamos do seu

melhor amigo.

FALE CONNOSCO 

© 2020 ZU | Marca Registada Sonae MC | Informação sobre o Tratamento de Dados Pessoais | Política de Cookies