• ZU Pet Shop

Cuidados de verão com os animais de estimação

Com a aproximação das férias de verão, a vida ao ar livre torna ímpar o prazer da companhia dos nossos animais. Contudo, é necessário ter cuidado e seguir algumas regras para que tudo corra em segurança e sem sobressaltos. Siga as nossas dicas para que tudo corra ainda melhor neste período de lazer:



1. Verifique as vacinas:

Em primeiro lugar, verifique junto do seu médico veterinário, se as vacinas estão atualizadas e se são as necessárias para a zona geográfica onde vai passar férias.

Na ZU, acreditamos que o cuidado de verão com os nossos animais de estimação é fundamental para que possamos ter umas férias tranquilas. E tendo isto em conta, criámos um pacote de saúde específico para férias, que está acessível a todos os animais que são portadores do nosso plano de saúde anual Health Box e que vai ajudar a tornar esta tarefa mais fácil e sem preocupações.


2. Como transportá-los no carro:

Caso vá de carro, tenha em consideração a legislação que regula o transporte de animais em viaturas automóveis. Note pf que no carro os animais devem ir sempre em caixas de contenção de tamanho adequado ao animal a transportar e não podem nunca estar livres no habitáculo.

É de realçar que, se o animal tem historial de enjoo ao andar de carro, deve procurar a opinião do seu médico veterinário quanto ao medicamente mais adequado para tomar antes da viagem.


3. Faça paragens e não o deixe sozinho no carro:

Nas aconselhadas paragens, a cada duas horas, deve retirar o animal do carro, passeá-lo um pouco e permitir que ele faça as suas necessidades e beba água. Como habitualmente nestas alturas o calor aperta, é absolutamente essencial que nunca deixe o animal sozinho dentro do veículo, mesmo que seja por pouco tempo, com uma janela aberta e/ou à sombra. A combinação das altas temperaturas com a falta de circulação de ar, provoca nos animais um golpe de calor que pode ser fatal em poucos minutos.


4. Tenha atenção às piscinas e ao sol:

As piscinas representam outro dos potenciais perigos para os animais que não estejam habituados, principalmente as que só têm escadas de metal. Muitas vezes, este tipo de piscina leva a casos de afogamento por cansaço, pelo facto do animal não conseguir sair.

Relativamente à exposição solar, tal como nós, o sol pode também ser um fator de risco provocando queimaduras graves, golpes de calor e desidratação. Desta forma, garanta sempre a possibilidade do seu animal poder escolher uma zona de sombra e com água fresca disponível e em abundância. O uso de protetores solares pode ser justificável, sobretudo em animais que tenham o pelo mais claro e curto – neste tipo de casos, as soluções oleosas, podem ser uma melhor opção em comparação com os cremes. É importante destacar que é essencial que a proteção seja de fator 50, principalmente na extremidade das orelhas e nariz, onde se deve massajar bem para possibilitar a sua penetração.


5. Proteja-o contra os mosquitos:

O uso de repelentes de mosquitos, como certas coleiras, em determinadas zonas do país, podem ter uma maior importância, nomeadamente na ajuda à prevenção da leishmaniose. Assim, deve visitar o seu médico veterinário antes da viagem, informando-o da zona para onde irá levar o seu animal. De facto, existem algumas zonas mesmo dentro do nosso país que podem ter doenças para as quais o seu animal pode não estar protegido. Desta forma, o médico veterinário verificará o seu estado de saúde e, seguramente, dar-lhe-á de forma mais detalhada os melhores conselhos.


Depois da leitura deste artigo surge a questão - Onde posso encontrar ajuda veterinária e produtos eficazes para que estas férias corram de forma segura? A resposta é simples, na ZU! Nas lojas ZU espalhadas pelo país pode encontrar um médico veterinário, que o poderá ajudar em todas as questões para que tenha umas férias descansadas.


Gostou das sugestões? Partilhe com os seus amigos e familiares para que eles saibam quais os cuidados a ter com os animais na época de verão.

Cuidamos do seu

melhor amigo.

FALE CONNOSCO