SITE ZU-31.png
  • ZU Pet Shop

As melhoras dicas para acalmar o seu amigo durante trovoadas e tempestades

Com o inverno à porta, o mau tempo aproxima-se, e com ele, trovoadas e tempestades. Há muitos animais que têm fobia de ruídos altos e a forma que têm de expressar este medo é através de latidos, alguns escondem-se, raspam com as patas no chão e podem chegar a urinar em sítios desapropriados.





É importante saber como lidar com esta ansiedade do seu melhor amigo, pois a tendência, se não fizermos nada, é que aumente com o passar do tempo.

É importante não ralhar com o seu pet nestas ocasiões, pois apenas vai aumentar o seu medo, mas também é crucial não dar demasiado afeto e atenção, pois o reforço positivo pode fazer com que pense que é um comportamento desejado.


Se notar que o seu melhor amigo fica ansioso durante estes períodos de chuvas intensas e trovoadas há várias coisas que pode fazer:


1- Assegurar que lhe proporciona na casa um sítio calmo e seguro onde se sinta protegido, normalmente numa zona mais escondida e onde os sons possam estar mais abafados. Transforme a zona escolhida numa zona em que se sinta bem, com os seus brinquedos e pode inclusivamente oferecer uma recompensa quando ele utilizar esse espaço;


2- Pode tentar abafar alguns dos ruídos externos colocando música ambiente calma, por forma a que não consiga ouvir tanto os barulhos que vêm do exterior;


3- Tente diminuir a sua sensibilidade a barulhos altos. Pode inclusivamente reproduzir por curtos períodos alguns barulhos em baixa intensidade, como sejam trovões, fogos de artificio ou chuvas intensas e durante esse treino estimulá-lo para brincar, para que se desfoque desse ruído e o associe a situações normais e até de brincadeira;


4- Há produtos Veterinários no mercado, muitos deles produtos inclusivamente naturais e sem efeitos secundários, que podem ser administrados nestas alturas, de forma a reduzir ao máximo os níveis de stress do seu melhor amigo. Será sempre importante aconselhar-se junto do seu Médico Veterinário para saber qual o produto mais apropriado para o seu Pet e para cada caso específico;


5- Por último, tente também ficar o mais calmo possível. Muitas vezes o comportamento dos animais é um reflexo do nosso, e por isso, se estivermos ansiosos e stressados, vamos estar a potenciar esses sentimentos no nosso melhor amigo.


É extremamente importante estar com atenção mal alguns destes sintomas se comece a manifestar no seu amigo de quatro patas e agir com rapidez. Quanto mais cedo começarmos com o trabalho de dessensibilização, menos ele vai sofrer nestes eventos. Existem casos de animais que se chegam mesmo a magoar, por tentarem esconder-se em sítios demasiado pequenos ou por excesso de agitação. O mais importante é que tenha paciência e que dedique algum tempo a tentar resolver estas fobias.

Caso não esteja a ter sucesso, existem também profissionais especialistas em comportamento animal que podem sempre ajudar.

zu white-09.png

Cuidamos do seu

melhor amigo.

FALE CONNOSCO