• ZU Pet Shop

6 Benefícios da alimentação natural nos animais de estimação

A alimentação afeta diretamente a nossa qualidade de vida e consequentemente a nossa longevidade. Nos dias de hoje, a alimentação natural tem vindo a ganhar muitos apoiantes devido aos benefícios que se traduzem na regulação dos níveis de energia, bem-estar e saúde em geral. Mas sabia que esta tipologia de alimentação também é bastante benéfica para os nossos animais?



1. Segurança alimentar:

Efetivamente, existem muitos alimentos para animais que contêm ingredientes como farinhas, farelos de tecidos e ossos, entre outros. Para além disso, este tipo de alimentos também inclui aditivos químicos que posteriormente se podem traduzir em alterações comportamentais, alergias e doenças fatais.

Pelo contrário, uma alimentação natural caracteriza-se por ser mais segura, uma vez que é possível saber-se a origem e a qualidade dos ingredientes que compõe uma certa ração ou snack.


1. Penugem saudável:

O aspeto da penugem de um animal reflete a saúde interna do mesmo. Uma alimentação natural é livre de componentes artificiais que se podem considerar fontes de alergias, sendo que, para além disso, a composição de uma alimentação natural possui ingredientes que aportam um grande valor nutricional. Com isto, tanto conseguimos enriquecer o sistema imunológico dos nossos animais, como ajudá-los a desenvolver uma maior resistência a infeções de pele e/ou alergias. É ainda de destacar que, através desta tipologia de alimentação, é possível tanto reduzir-se a queda de pêlo como tornar toda a penugem mais brilhante, macia e resistente.


2. Bem-estar do organismo:


Sistema digestivo

Uma alimentação natural permite uma regulação do sistema digestivo uma vez que, através da combinação das proteínas que fornecem energia e vitalidade, das frutas e vegetais que aportam vitaminais indispensáveis e dos ingredientes integrais que, por sua vez, ajudam na regularização do trânsito intestinal, permite uma melhor assimilação dos nutrientes dos ingredientes o que se traduz num impacto positivo no funcionamento deste sistema.

Sistema imunológico

É de realçar que, com um trânsito intestinal mais regulado, os animais conseguem absorver um maior número de nutrientes de cada alimento e desta forma manter o seu sistema imunológico mais saudável e consequentemente resistente a infeções e doenças.

Sistema urinário

Outra vantagem desta tipologia de alimentação é o elevado teor de água que cada alimento possui; de facto, a alimentação natural contém sete vezes mais água que uma ração seca tradicional.


3. Controlo de peso:

A alimentação natural pode ser uma aliada na perda de peso, visto que a sua composição é pobre em carboidratos, apresentando um teor adequado de proteína animal e um elevado valor biológico. Com isto, verifica-se um desenvolvimento dos músculos em detrimento do crescimento do tecido gorduroso. É ainda de destacar que com esta tipologia de alimentação consegue-se prevenir doenças causadas por uma alimentação inadequada, tal como os diabetes.


4. Melhoria da saúde oral:

Com uma alimentação natural, os nossos animais ficam com um hálito mais fresco. De facto, isto acontece porque uma alimentação correta ajuda a evitar problemas de tártaro nos dentes dos animais.


5. Maior qualidade de vida e longevidade:

Como já foi referido anteriormente, a alimentação dos nossos animais tem impacto direto na forma como eles se sentem, como agem e como aparentam estar. Realmente, adotando uma alimentação natural equilibrada, consegue-se proporcionar-lhes uma vida mais longa, de uma forma feliz e saudável. É de realçar que isto acontece porque, numa alimentação natural, os alimentos possuem uma elevada qualidade e uma certa quantidade de nutrientes que nutrem totalmente o organismo, fornecendo aos animais a energia suficiente que eles necessitam para terem uma vida ativa, promovendo um reforço da saúde interior e exterior, controlando o peso e reforçando o sistema imunológico. Assim, conseguimos maximizar a esperança e a qualidade de vida dos nossos animais.


Depois desta reflexão surge a dúvida - Onde posso encontrar produtos naturais para os meus animais? A resposta é simples, na ZU encontra uma variedade de alimentação natural, desde ração a snacks e este mês temos mais uma novidade. Chegaram à ZU os snacks da marca NTH – NOTHIN’ TO HIDE, uma marca de produtos naturais que o podem ajudar ainda mais nesta tarefa de tornar a alimentação dos seus animais natural. Encontre esta novidade nas lojas ZU, zu.continente.pt, Worten, Dott, Uber Eats ou na Glovo.

Cuidamos do seu

melhor amigo.

FALE CONNOSCO